PROJETOS CIENTÍFICOS




CIDADE FRACTAL


Uma cidade nova deve levar em conta o estilo de vida que suscitará, o modelo urbano que condicionará subliminarmente o modelo humano de cidadão gerado, a sociedade que habitará o Ecossistema Urbano. Um projeto urbanístico torna-se, assim, um projeto pedagógico-ético-subliminar, devido à simbiose entre cidadão e cidade.

Em 1990, para o PROJETO NÚCLEO URBANO DE CAMPINAS, cidade de SP, o arquiteto Shigueo Torigoi propôs a aplicação da Geometria Fractal ao Urbanismo, reunindo diversos consultores, cabendo ao autor deste artigo a tarefa de justificação e embasamento científico desta cidade nova.



A então denominada CIDADE FRACTAL propõe um complexo estrutural auto-similar, na qual a casa, o bairro e a cidade são repetições de um mesmo padrão fractal auto-organizado e auto-gestionado, configurando uma Sociedade Aberta.

O Torigopolismo caracteriza-se pela teoria que convencionou-se denominar Planejamento Reverso, pois se os planejadores almejam controlar as populações subliminarmente como multidões, rebanhos, a inversão deste princípio permite a auto-regulamentação espontânea, autonomia das micro-unidades, pulverizando as estruturas de poder (microfísica do poder, segundo Foucault) e reduzindo, assim, a interferência da ordem pública e das autoridades burocráticas na vida privada dos cidadãos.



Planejar vem do latim aplainar, tornar plano.

Aterrar uma área é eliminar as diferenças naturais do espaço, e o Planejamento Reverso ''acerta'' as diferenças, incentivando a sinergia e o aquecimento do sistema social (negentropia), gerando um sistema aberto regido por costumes (Common Law).

A CIDADE FRACTAL é entrecortada por vias rápidas, o que reduz a velocidade de acesso às cargas, aos núcleos de interesse social (escolas, teatros, cinemas, shopping centers, locais de trabalho, etc.), privilegiando o conceito de trânsito de percepção subliminar desta anti-estrutura, e incentivando-se a espontânea divergência, a diversidade criativa - que produziria novas formas de relações humanas e, por conseguinte, uma sociedade nova para uma cidade nova.



Voltar





Ilustração feita por Renê Dalton
Ilustração feita por Renê Dalton
Ilustração feita por Renê Dalton
Ilustração feita por Renê Dalton