CALAZANS NO PROGRAMA JÔ SOARES






Flávio Calazans foi entrevistado sobre MENSAGEM SUBLIMINAR dia 03 de maio de 2004, no prestigiado Programa do Jô, na TV Globo.

Com bom humor e descontração, o Calazans explicou ao Jô Soares que sua pesquisa científica começou quando ainda era aluno da faculdade de Direito e ouviu falar de subliminares como mensagens que influenciariam as pessoas;

Desde então, leu tudo o que pode sobre mensagem subliminar dedicando-se a provar cientificamente que NÃO EXISTEM SUBLIMINARES NA MÍDIA.



E neste esforço realizou Tese de Doutorado na USP e chegou a Livre-Docente na Unesp, ainda apresentou pesquisas em muitos congressos internacionais de Comunicação, Engenharia e Biologia, (como o famoso IAMCR-International Association for Media and Communication Research ) e é o autor do primeiro livro sobre mensagem subliminar em idioma português, um livro "Cult" que já chegou na sexta edição : "Propaganda Subliminar Multimidia" , Summus Editorial, ISBN 853230411 - 7, 120 pág. - 14.0 x 21.0 cm.

Durante a entrevista com Jô Soares, o Calazans brincou que sua pesquisa para provar que não existem subliminares na televisão, cinema e internet tem "FRACASSADO" , e com muitas risadas apresentou casos como da Disney que ADMITIU ter subliminar no desenho animado "Bernardo e Bianca"; e o gravíssimo caso de propaganda eleitoral na campanha presidencial dos USA feita por Bush, entre muitos outros casos que comprovam existir mensagens subliminares mesmo, alertando a todos telespectadores para a inegável existência da Tecnologia Subliminar e deixando até o próprio Jô Soares perplexo!



Flávio Calazans fez nesse livro uma discussão exaustiva da bibliografia internacional e ampliou a visão estreita que acompanhou por muitos anos as análises tradicionais sobre o tema, criando um movo ramo da ciência dos signos, a "Semiótica Subliminar", propondo uma Fórmula para calcular os subliminares e ainda oferecendo uma tabela para identificar o órgão sensorial (olho, ouvido, etc.) com o tipo de mensagem subliminar e a mídia onde pode ser encontrada.

Um indispensável alerta ao cidadão, consumidor e eleitor.

Uma denúncia séria e embasada cientificamente, apresentada de maneira leve e sem perder o bom humor.

"O Programa do Jô Soares é o de maior prestígio e o mais respeitado do Brasil, só entrevista os maiores expoentes de cada área, as autoridades, intelectuais e artistas que tem algo a dizer. O programa do Jô recebe 3 mil e-mails por dia sugerindo entrevistados, mais 500 cartas por semana, destes nomes sugeridos, após as equipes pesquisarem somente 50 conseguem ir para a reunião de pauta, sendo que desta seleção só os 12 a 15 melhores serão entrevistados por semana."

http://www.omelete.com.br/cinema/news/base_para_news.asp? artigo=8755

-Você tem consciência do tamanho do prestígio do seu talk-show?

Jô-Graças a Deus não, porque eu seria uma pessoa insuportável. Sei que minha responsabilidade é grande, por isso tento ser isento e cético em relação a assuntos como política, medicina, esoterismo.

2-Quantas sugestões de entrevista você descarta por semana?

Jô-Recebemos 2.500 e-mails por dia. Toda semana avaliamos 100 pautas, das quais tiramos os 18 participantes. Nestes 16 anos, já entrevistei mais de 9.500 pessoas.
(Fonte: O Estado de S. Paulo - Leila Reis - O Estado de São Paulo, 23 de dezembro de 2004)



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1)Ademir: Quando e porque você se interessou em pesquisar as mensagens subliminares?

1) RESPOSTA DO CALAZANS :fazendo faculdade de direito, pesquisando hipnose química e livre arbítrio , descobri com uma professorinha muito carinhosa os subliminares e daí fiz mestrado e doutorado na USP sobre subliminares, depois teve o sucesso do livro Propaganda Subliminar Multimídia, hoje um "best seller" e "CULT" entre os livros técnicos em SÉTIMA edição pela editora Summus., o Brasil só produz pesquisa aplicada, nada de teoria, de pesquisa de base, só estando em uma Universidade Pública pude ser pago para pesquisar e receber apoio financeiro para levar "papers" em congressos científicos internacionais como IAMCR, Intertech, ICECE, Lusocom, Alaic, e nacionais como Intercom, Congresso de Semiótica, Compós, etc.. Tenho esta curiosidade desde que me recorde de mim mesmo...o reconheciomento internacional começou com "paper" apresentado no IAMCR em 1992 e foi sendo repetido nos "papers" em revistas e nos congressos científicos onde apresento "papers" (confira no meu LATTES no site do CNPQ).

2)Ademir: Como foi a sua visita ao Jô Soares, na TV Globo sobre o assunto "Mensagens Subliminares"?

2) RESPOSTA DO CALAZANS :Um sucesso, estourou o IBOPE , o Jô é inteligente, talentoso e bem- humorado, rimos juntos dos subliminares, O Programa do Jô Soares é o de maior prestígio e o mais respeitado do Brasil, só entrevista os maiores expoentes de cada área, as autoridades, intelectuais e artistas que tem algo a dizer. O programa do Jô recebe 3 mil e-mails por dia sugerindo entrevistados, mais 500 cartas por semana, destes nomes sugeridos, após as equipes pesquisarem somente 50 conseguem ir para a reunião de pauta, sendo que desta seleção só os 12 a 15 melhores serão entrevistados por semana, é uma Vitória ter passado por tudo isto, mais difícil que passar no vestibular da USP ! E eles é que me procuraram!
E foi tudo muito gostoso e pude mostrar minha pesquisa ao público desinformado do tema.
Meus amigos do Japão assistiram, via Globosat, o mundo todo viu e refiz contato até com amigos que tinha perdido o contato por mais de vinte anos, todo mundo assistiu e alguns amigos gravaram um dvd para mim com a entrevista que estou passando trechos nas palestras e treinamentos quando pedem.
http://www.cranik.com/entrevista4.html
O Livro Propaganda Subliminar Multimídia de Calazans é reconhecido e indicado como leitura obrigatória nos concursos do Exército Brasileiro http://www.esaex.mil.br, faz parte das referências bibliográficas para a prova de Comunicação Social da escola de administração do exército:
http://www.esaex.mil.br/siteesaex/concursos/manual/anexo_d.html

Entrevista a EDITORA ABRIL:
1) Como a propaganda subliminar age e porque ela faz efeito?

RESPOSTA DO CALAZANS : Preliminarmente, minha pesquisa em desenvolvimento há vinte anos tem por objetivo provar que NÃO EXISTEM propagandas subliminares em nenhuma mídia impressa nem eletrônica, pesquisa documentada em Mestrado e Doutorado defendidos na USP, Livre-Docência obtida na Unesp e esta pesquisa está registrada no livro "Propaganda Subliminar Multimídia" da editora Summus; dito isto, eu responderia hipotéticamente que alguns raríssimos pesquisadores insistiriam em afirmar que os supostos subliminares agiriam como mero "REFORÇO" de hábito de consumo condicionado e já pré-existente (Behaviorismo) , reforçando uma cognição-experiência de imagem de uma marca, estímulo este o qual faria o tal efeito aumentando o número de vezes de consumo do produto ou meramente agindo como "PUBLICIDADE INSTITUCIONAL" de uma marca ou logotipo ou nome de produto. Haveria até mesmo registros de pesquisas experimentais empíricas com subliminares desde Pierre e Jastrow em 1884, com base em teorias de filósofos como Demócrito, Aristóteles, Locke, Leibnitz, Helveticus, Helmholtz e James; e Étienne Condillat em 1746 teria sido o primeiro filósofo a descrever como as impressões do mundo exterior recebidas sem consciência afetam estados de ânimo.

2) Se a audiência souber que está exposta a uma peça publicitária ou filme com linguagem subliminar, o efeito é o mesmo? Em caso positivo, o que é possível fazer a respeito então?

RESPOSTA DO CALAZANS : Há um eminente jurista com teses de doutorado pela PUC São Paulo, Doutor Guilherme Fernandes Neto, que publicou um livro onde corajosamente aborda este tema controverso : "As mensagens subliminares são técnicas comunicativas ilícitas que tendem a ser mais utilizadas no presente milênio, de forma a possibilitar a expansão do poder político e/ou econômico." (Guilherme Fernandes Neto. Direito da Comunicação Social, Editora Revista dos Tribunais , 2004, p.266.) e em meu mestrado na USP eu propus que toda publicidade subliminar fosse enquadrada no disposto do artigo 20 do Código de Ética e o artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor, ou seja, caberia processo por parte do telespectador ou leitor ou mesmo eleitor que sentir-se lesado.
Nos USA e na União Européia há até mesmo legislação proibindo Subliminares!
Este conjunto de normas abrange inclusive o "merchandising" da tipologia "ação direta" de 3 segundos e todos os subliminares, é muito similar ao disposto do artigo 20 do Código de Ética e o artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor aqui do Brasil.
Tudo isto para mim é muito suspeito, por qual razão escrevem-se leis sobre uma tecnologia subliminar que NÃO EXISTE? Propaganda Subliminar que NÃO FAZ EFEITO NENHUM ? O que justificaria dar-se ao trabalho de proibir algo que nunca existiu nem faz nenhum efeito?
É isto o que venho pesquisado cientificamente faz VINTE (20) anos em teses defendidas na USP e "Papers" apresentados em Congressos Científicos Internacionais como o IAMCR (IAMCR-International Association for Media and Communication Research, foi fundada em Paris em 1952, atualmente está organizada em 92 países, faz parte da Unesco como associada classe A, categoria reservada a um número muito restrito de ONGs com comprovada competência e respeitabilidade).
3) A propaganda subliminar tem efeitos de mercado comprovados?

RESPOSTA DO CALAZANS : Caso existisse propaganda subliminar, então as técnicas que no Brasil são erroneamente denominadas "merchandising" da tipologia ação visual, onde a embalagem ou marca é mostrada visualmente no canto da tela de TV durante a telenovela por menos de 3 segundos (e que nos USA são denominadas "SUBLIMINAL ADVERTINSING", "PRODUCT PLACEMENT" , "BRAND PLACEMENT" ou "TIE-IN" nos filmes de cinema de Hollywood , explicados no meu livro "Propaganda Subliminar Multimídia" da editora Summus) poderiam ter seus números de resultados de vendas empregados como prova da eficiência dos supostos subliminares, a justificativa seria de que o telespectador não ergue mecanismos de defesa do ego e sequer acredita serem anúncios pagos, o que infringe normas da ANATEL referentes ao tempo de comercial e de material editorial por hora veiculada e que também fere os artigos 20 do Código de Ética dos Publicitários e o artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor.

4) Existem estatísticas sobre o percentual de propagandas que usam esse artifício?

RESPOSTA DO CALAZANS : Ora, ninguém nunca admitiu sequer a existência de propaganda Subliminar.
Contudo, subliminar científico existe sim !
Pois todo e qualquer assunto pode receber um tratamento de pesquisa sob rigorosa metodologia científica; a questão dos subliminares é muito ampla para esgotar-se em poucas linhas, mas há websites sérios sobre isto, como www.calazans.ppg.br, eu mesmo defendi tese de DOUTORADO na USP sobre subliminares e tenho um livro técnico científico em SEXTA edição sobre este tema, PROPAGANDA SUBLIMINAR MULTIMIDIA da editora Summus, coleção novas buscas em comunicação volume 42.
Papai Noel, Coelhinho da páscoa, Mensagem subliminar e Ponto G...temas envoltos na neblina da ignorância e desinformação, tudo lenda urbana? Ou há TABUS sociais envolvidos, como o prazer feminino ou o livre-arbítrio filosófico, jurídico e teológico?
SUBLIMINAR é como o ponto G, tem ginecologista que jura e prova cientificamente que não existe e outros provam cientificamente que existe..Bem... a mente científica não se fecha a possibilidades investigativas... pelo menos não na linha das escolas européias. A visão reducionista que corre o risco de se tornar tendenciosa se encontra mais na linha das escolas norteamericanas... epistemologia pura!

5) Podemos dizer que existe um ou outro tipo de produto que tem mais "a ver" com essa espécie de propaganda? Em geral, que setor(es) a utiliza(m) mais?

RESPOSTA DO CALAZANS : certos pesquisadores afirmam que no Marketing haveria uma certa classificação de produtos em BENS de CONVENIÊNCIA, nos quais o comportamento do consumidor poderia ser estimulado a aumentar a frequência ou número de vezes que consome sendo provocado por tais subliminares visuais e auditivos, deste modo, apenas marcas baratas de bens de conveniência usariam os supostos subliminares ou caso fosse a dita "Publicidade INSTITUCIONAL" que apenas criaria "RECALL" ou memória de uma marca ou logotipo.

A TRIBUNA, Santos, 13de julho de 2004, página A-¨6.
"Flávio Calazans tem-me constante e favoravelmente surpreendido.
Há algumas semanas foi um dos entrevistados do programa do Jô Soares.
Conseguiu mesmo VENCER o Jô que, em suas entrevistas, não deixa os seus entrevistados falarem.
Aos 40 anos , Flávio já é mestre, doutor e livre-docente nesse especialidade extremamente complicada das mensagens subliminares.
O Flávio pode até explicar que há 20 anos vem tentando provar que estas técnicas subliminares não funcionam, estudando a fundo o assunto , apenas para chegar a conclusão de que realmente funcionam, até mesmo nas histórias em quadrinhos, que é outra especialidade sua.
Sobre as hqs , a Tribuna , em 10 de maio, publicou matéria em que Flávio assegura que estas histórias são muito úteis pois ensinam divertindo."

Álvaro Vieira da Cunha

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Ilustração feita por Renê Dalton
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Ilustração feita por Renê Dalton
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