MENSAGEM SUBLIMINAR




Flávio Calazans, Livre-Docente, defendeu a primeira Tese de Doutorado na USP sobre a mensagem subliminar, autor do primeiro livro sobre subliminar em língua portuguesa e do primeiro website na Internet a tratar cientificamente os subliminares.





Objetiva-se efetuar um panorama do Estado da Técnica das tecnologias áudio-visuais midiáticas que poderiam ter por objetivo a transmissão de mensagens contendo estimulação subliminar cuja signagem (devido ao tempo de exposição, ritmo, sobreposição ou distribuição cromática-espacial-de escala) encontre-se dissimulada ou impossibilitando uma leitura consciente por parte do receptor.

A metodologia empregada será Hipotética-Dedutiva, em conformidade com o "Modus Tolens" de Popper, buscando falsear a hipótese de tipologia intuitiva proposta da "inexistência de toda e qualquer signagem subliminar no decorrer do Século XX", falseada por meio da coleta, identificação e análise de espécimes midiáticos oriundos da Grafosfera (Mídia Impressa) e Videosfera (Mídia Eletrônica), recorrendo-se a subsídios do referencial teórico dos paradigmas : Midiologia, Semiótica, Hermenêutica , Cibernética, Gestalt e Fisiologia Ocular, acrescidos da metodologia Antropológica da Observação Participante no decorrer de quinze anos de pesquisa do objeto "subliminariedade" nas comunicações e artes segundo um enfoque multimídia aplicado ao estudo de casos.

Outdoor sobre o curso de propaganda subliminar em Aracajú
Outdoor sobre o curso de propaganda subliminar em Aracajú.





Muitas vezes vemos em filmes do cinema ou da televisão os personagens falando de lavagem cerebral, guerra psicológica, desinformação, hipnotismo e mensagens subliminares.

A primeira vez em que vi uma explicação dos poderes da tecnologia de comunicação subliminar foi num episódio da série policial Columbo. Depois, vi filmes como They Live, do Carpenter, só tratando da manipulação subliminar, até chegar ao Arquivo X, no episódio ''Senha'', no qual são abordados os subliminares governamentais.

Não é que foi chocante quando descobri que não era paranóia ou fantasia delirante, que as tais mensagens subliminares existiam mesmo e são empregadas para ensinar idiomas enquanto o estudante dorme, para vender produtos e até eleger Presidentes da República, e que subliminar era tema de sérias e caras pesquisas universitárias em todo o mundo?!

Por definição, subliminares são as mensagens que nos são enviadas dissimuladamente, ocultas, abaixo dos limites da nossa percepção consciente (medidos pela Ergonomia) e que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, motivar a tomada de decisões posteriores.

Subliminares são mensagens que entram na nossa mente de contrabando, como um vírus de computador que fica inerte, latente, e só é ativado na hora certa.

A Teoria Subliminar remonta ao filósofo grego Demócrito (400 a.C.) e é descrita por Aristóteles, Montaigne, pelo físico brasileiro Mário Schenberg, pelo filósofo da linguagem Vilem Flusser e vários outros.

Os efeitos dos estímulos sensoriais imperceptíveis conscientemente vêm sendo medidos pela Psicologia Experimental, até que, em 1919, o Dr. Otto Poetzle (ex-discípulo de Freud) prova que as sugestões pós-hipnóticas têm o mesmo resultado prático dos estímulos subliminares para alterar o comportamento humano.

Estas pesquisas saem da universidade para afetar a nós, cidadãos-eleitores-consumidores, em 1959, quando o publicitário Jim Vicary coloca um taquicoscópio (projetor de slides, nome cuja origem vem de táquios = velozes, como o estroboscópio anteriormente criado) no filme Picnic, estrelado por Kim Novak, projetando frases (como ''drink Coke'') numa velocidade de 1/3000 de segundo, imperceptíveis pela consciência, aumentando assim as vendas do refrigerante. Tal experimento foi denominado Experimento Vicarista.

Nos anos 70, a tecnologia subliminar é adaptada à mídia televisão em um frame (1/30 de segundo) no jogo infantil Kusher Du, obtendo ótimos resultados.

A partir de então, capas de revistas, fotos de anúncios publicitários e propaganda eleitoral passam a empregar indiscriminadamente subliminares... até serem denunciados por um Ph.D canadense, o psicólogo Wilson Brian Key, em uma série de livros corajosos e polêmicos, apoiados pelo criador do termo Aldeia Global, o teórico de Comunicação McLuhan, que prefaciava suas obras.

Fisiologicamente, segundo Key, o olho humano tem umas células chamadas bastonetes, que formam a visão periférica (chamada de fundo, pela psicologia da Gestalt), e outras chamadas cones, que constituem a fóvea, nosso foco de visão consciente (figura, na Gestalt). Tudo o que é percebido pelo consciente-foco-fóvea-cones-figura... é o subliminar-inconsciente-bastonetes-fundo!

O mesmo princípio aplica-se ao ouvido: o fundo musical, que dá o ''clima'' de anúncio publicitário ou filme de terror, é subliminar enquanto você estiver focalizando atento a fala e os gestos do ator-personagem.

Houve até um jingle brasileiro feito para os automóveis Chevrolet cujo ritmo melódico era em um ciclo de 72 batidas por minuto, o que provocava, subliminarmente, memórias inconscientes no ouvinte do ritmo cardíaco da mãe o amamentando, persuadindo-o a amar e sentir-se protegido pelo automóvel-mamãe.

Este jingle fazia o consumidor regredir a um estágio psicológico infantil, chantageando-o a comprar e criando o desejo pelo carro anunciado, de modo a fazê-lo sentir-se culpado por não poder comprá-lo. É possível que tal fato provocasse danos psíquicos perceptíveis ao consumidor e conseqüências sociais imprevisíveis.

Hoje, as telenovelas usam o merchandising, inserindo os produtos (motos, sorvetes, sandálias, bancos, perfumes, roupas, etc.) na narrativa de modo aparentemente inocente e inofensivo. Mas estas aparições são muito mais caras que as inserções comerciais normais - caras por terem efeitos maiores e melhores sobre o consumidor.

Tenho apresentado papers em congressos internacionais analisando efeitos subliminares em campanhas de publicidade globalizadas e suas fronteiras com artes plásticas, como o caso da BENETTON e do POKEMON.

Por outro lado, grandes empresas colocam vírus nos computadores que fazem piscar na tela (efeito flicker) frases como ''trabalhe mais rápido'', para aumentar a produtividade dos empregados. Também supermercados instalam som ambiente com as frases ''sou honesto'' e ''roubar é errado'', a fim de reduzir os índices de furtos entre os clientes, e bancos agem de forma semelhante para estimular aplicações financeiras.

A revista GEEK número 9, ISSN 1516-9650, Digerati editorial, São Paulo, Fevereiro de 2001, dedicou matéria ao tema das signagens subliminares em softwares, entrevistando o Professor Doutor Calazans da Unesp e publicando três boxes com textos de autoria dele. No segundo box, página 50 o pesquisador explica:

"Na INTERNET, há um software produzido pela Macromídia, o mais popular programa de animação entre os Webmasters no ano 2000, o "Flash 4.0" , um programa vetorial que executa cálculos velozes.

No "Ambiente Flash" há comandos que permitem a possibilidade de inserir quadros coloridos cuja leitura-varredura na tela dos computadores chegue aos 30 quadros por segundo, inserindo um quadro com a mensagem subliminar entre os outros 29 do GIFF animado no "Flash 4.0".

Há outras ferramentas para inserir subliminares: Firework, Gif Animator, 3-D Studio Max, Director e muitos outros softwares, e digitando direto em HTML ou Javascript é possível medir o comando "Delay" (tempo de leitura-permanência da tela em velocidades vertiginosamente taquicoscópicas).

Tanto Websites, Home-Pages ou CD-Roms que empreguem tais ferramentas podem inserir signagens subliminares, e em uma animação de 300 ou 400 quadros, além de imperceptível, ficaria muito trabalhoso rastrear cada imagem e em cada quadrante dela para vistoriar subliminares, tornando os "webdesigners" seguros para cometer subliminares anti-éticos ou mesmo que enquadrem-se tipificados como crime (incitando a preconceito racial ou religioso, à práticas sexuais pedófilas, violência, fanatismo religioso etc..)
".

Hoje, as telenovelas brasileiras usam o "merchandising" (Tie-In) , inserindo os produtos (motos, sorvetes, sandálias, bancos, perfumes, roupas, etc.) na narrativa de modo aparentemente inocente e inofensivo. Mas estas aparições são muito mais caras que as inserções comerciais normais - caras por terem efeitos maiores e melhores sobre o consumidor.




Denunciar o subliminar, antes até mesmo de ser uma questão de cidadania, é uma questão de humanidade, humanismo. Pois a liberdade de escolha e autonomia definem uma forma de vida inteligente, e a manipulação subliminar fere os valores que nos tornam dignos do nome humanos.

A manipulação subliminar é uma afronta aos direitos humanos e aos ideais humanistas dos sofistas (segundo os quais o Homem é a medida de todas as coisas), de renascentistas como Leonardo da Vinci, às idéias pregadas pela Revolução Francesa e a liberdade de buscarmos a própria felicidade.

Estude os subliminares, aprenda a identificá-los, denuncie-os. Esta é a única defesa, pois ''o preço da liberdade é a eterna vigilância''.

Agora, você decide se será um cúmplice omisso destes crimes contra a humanidade ou se irá exercer sua capacidade crítica, merecendo os direitos que seus ancestrais vêm lutando e conquistando historicamente desde que nos auto-denominamos Homo sapiens.

Afinal, podemos ser os maquis, a resistência a esta guerra pelas mentes humanas que é a tecnologia subliminar.




As obras estão ordenadas segundo o critério de especificidade, do geral ao particular.

CALAZANS, Flávio Mário de Alcântara.
Propaganda Subliminar Multimídia.
6. edição, São Paulo, Summus Editorial, 1992.
Coleção Novas Buscas em Comunicação, vol. 42

----. Teoria da Comunicação Subliminar. Trajetória e questões
contemporâneas da publicidade brasileira; org. por J. B. Pinho.
São Paulo, Intercom, 1995. p.147-161.

----. Subliminal for a new world . Comunication for a new
world: brasilian perspectives; edited by José Marques de Mello.
ECA-USP , 1993. p.77-87.

----. Propaganda Subliminar Multimídia. Anuário de Inovações em
Comunicação e Artes. ECA-USP, 1991, p.343-353.

----. As mensagens subliminares nas histórias em quadrinhos.
Leopoldianum.Unisantos , 18 (51) : 47-50, 1991.








    IMPORTANTE






    CASOS DE SUBLIMINARES NO FINAL DO SÉCULO XX E INÍCIO DO SÉCULO XXI








    PESQUISADORES CONVIDADOS








    IMPORTANTE








    MENSAGEM SUBLIMINAR NA MÚSICA




BACKWARD MASKING - PALÍNDROMOS PARA PATETAS?

Por Flávio Calazans, Doutor pela USP, Livre-Docente pela UNESP.
Autor do livro Propaganda Subliminar Multimídia. 6.edição, São Paulo, Summus Editorial, 1991. (Coleção Novas Buscas em Comunicação, vol.42) , páginas 44 a 58- Capítulo “O SOM NO SILÊNCIO”.

Muitas vezes sou procurado para falar sobre entidades metafísicas ou mitológicas que supostamente estariam inserindo subliminares na música popular, são os famigerados SUBLIMINARES DE SATÃ.

Como cansei de repetir sempre a mesma coisa, vou explicar este mistério pela última vez.

Tudo exige conhecer um pouquinho de História para saber como tudo começou, as origens do problema.

Após a REFORMA, alguns protestantes na Inglaterra (agora livres da ameaça do Santo-Ofício, Inquisição) passaram a fazer orgias sexuais em ruínas de igrejas católicas, deitando mulheres nuas na mesa do altar e rezando uma tal de “MISSA NEGRA”; como não sabiam latim (língua na qual os padres católicos oficiavam e oravam) então, pra dar um toque teatral e misterioso de língua estrangeira, os sarristas DIZIAM FRASES AO CONTRÁRIO brincando com a igreja católica de modo covarde, vilipendiando símbolo religioso (como o pastor que chutou a santa na televisão Record) .

E estes ingleses com suas brincadeiras de mau gosto ficavam repetindo blasfêmias, por exemplo: “ Pai Nosso que estás no Céu” seria pronunciado “Uéc on sátse euq osson iap”, que parece mesmo outra língua e impressiona os incautos e tolos que acreditavam ser mesmo um pacto com diabos chifrudos cheirando a enxofre .

Este “samba do crioulo doido” dava um ar de língua desconhecida, profana, diabólica, e com uma música sensual e mulheres nuas, regado a muito vinho e sexo, liberava as culpas dos ingleses reprimidos sexualmente e impressionava os ignorantes que não sabiam do truque de falar invertendo.

Nas histórias em quadrinhos do Batman tem até uma feiticeira inglesinha de meia arrastão e corpete justo, bem sensual, a Zatana , que diz feitiços somente falando as frases ao contrário, zombando desta palhaçada dos ingleses!

Como os adolescentes imaturos são muito impressionáveis, tem uma fase na qual todo adolescente fica revoltado e questiona os valores religiosos dos pais; sabendo desta fase da Psicologia do Adolescente, algumas bandas de Rock da mesma Inglaterra passaram a colocar figuras satanizadas nas capas dos discos de vinil nos anos de 1970, algumas até usando pentagramas invertidos, bruxas, morcegos, e até com nomes de aparelhos de tortura (fase anal-sádica na Psicanálise de Freud) como IRON MAIDEN ou missas negras, algo como BLACK SABBATH ou outros nomes do gênero...

Muito espertas, as produtoras destas bandas passaram a colocar frases INVERTIDAS como as das antigas missas negras da mesma velha Inglaterra gravadas ao contrário nos sulcos dos velhos disquinhos de vinil, estes discos de vinil eram umas bolachas de um tipo de plástico preto duro muito anteriores aos CDs, que ainda podem ser encontrados em alfarrábios, sebos e museus.

Ora, após inserir tais frases ao contrário e prensar os tais discos de vinil, as gravadoras mandavam cartas aos fanzines espalhando o boato que o vocalista da banda tinha morrido de overdose ou num acidente de carro e feito um “pacto de Fausto” com o próprio Diabo em pessoa lá no Inferno, e que voltara a vida com a missão de espalhar estas frases seduzindo a alma dos jovens.. ..risível, teatral, ridículo, algo que só uma mentalidade infantil e reprimida de um estudante escolar da Inglaterra nos anos 1970 poderia acreditar!

Os bobinhos adolescentes então ficavam horas e horas girando os discos ao contrário...e ouvindo tais frases, reunindo os amiguinhos espinhudos com acne para ouvir tais frases e fumando escondidos, bebendo cerveja, e outros “horrores pecaminosos” para os pais puritanos ingleses de 1970!

Acontece que os discos de vinil tinham sulcos, como degraus, e uma agulha de diamante da vitrolinha ia batendo nestes sulcos enquanto gira o disco para produzir a música...só que virando ao contrário, a agulha bate direto na quina destes degraus-sulcos e isto vai quebrando, os engenheiros de som chamam de ABRASIVO, desgaste, este resultado..e vai lixando os sulcos, o que estraga o disco bem rapidinho, o som vai ficando chiado, apagado, rouco...o que obriga os tolinhos (otários) a comprar outro disco pra substituir o estragado, dando lucro para as gravadoras.

Na verdade, então esta história de frases invertidas sempre foi UM GOLPE DE MARKETING bem maldoso, sem vergonha, um desrespeito ao consumidor, tirando proveito da ignorância e infantilidade dos crédulos menininhos ingleses.

E deu tão certo que duplicou as vendas, em alguns casos até triplicou!

Foi aí que aconteceu o inesperado; na Inglaterra e principalmente nos USA havia nos anos 1970 algumas seitas pseudo-neo-pentecostais supersticiosas cheias de operários migrantes ignorantes oriundos do campo (caipiras), cujos dízimos vinham de apavorar ameaçando os indefesos crentes com o fogo do inferno e com diabos malvados, com os oportunistas prédios das igrejas sempre construídos em favelas e bairros de pobreza, miséria e ignorância da periferia de Londres e depois de NEW YORK. ...Chegando a um reverendo JIM JONES na Guiana...talvez já chegando até a SÃO PAULO nos dias de hoje, em pleno Século XXI.

Ora, para estes pastores oportunistas este golpe de marketing “caiu do céu”, pois tinham mais uma arma para apavorar os ignorantes e extorquir dinheiro-dízimos dos pobres coitados ignorantes, indefesos, crédulos que confiavam nos pastores; agora todas as músicas tinham frases demoníacas e só doando muito dinheiro podiam ficar exorcizados e livres do mal, agora um mal oculto e dissimulado na tecnologia, subliminar como sinônimo de Satan !

Estes aproveitadores faziam seções públicas com suas vitrolinhas portáteis virando os discos de vinil ao contrário...mas logo acabaram as músicas de heavy metal que tinham mesmo estas frases, o modismo passou, perdeu a graça para os consumidores adolescentes, acabou a novidade e as gravadoras pararam e partiram para outros golpes de marketing mais criativos.

Como alguns pastores usam consultoria de psicólogos, logo descobriram um modo de continuar enganando os crédulos fiéis desinformados e ignorantes; pois existe um mecanismo que a Psicologia chama de PROJEÇÃO ; a mente humana quer ver coisas conhecidas e seguras, familiares, e força ordem em padrões caóticos...um exemplo é quando estamos olhando as nuvens no céu, e alguém diz - “ Olha só, aquela parece um elefantinho, tá vendo? Como não! Olha ali, mais pra cá é a tromba, e ali é a perna, viu agora? “

Assim a imagem contagia a percepção, é uma projeção que foi imposta por sugestão, como um tipo de hipnose coletiva, de massas...histeria...

Isto de Projeção é tão antigo, mas tão antigo que já era conhecido no Renascimento italiano, o Leonardo da Vinci, Pintor daquele famoso quadro, o retrato da Mona Lisa ou Gioconda, tem um livro escrito por ele, “Tratado da Pintura”, onde Leonardo da Vinci explica pros alunos estudantes que prestem atenção nas manchas da parede do quarto antes de dormir e projetem figuras, cavalos, rostos, castelos..e que a cada dia podem forçar a ver coisas diferentes na mesma mancha e ir desenhando tudo para treinar criatividade.

Ora, esta projeção acontece também nos sons, se você tocar uma música de trás para a frente, ao contrário, e disser que tem uma frase ali, vai predispondo e sugestionando as pessoas, induzindo-as a projetar no som a frase, e se repetir diversas vezes vai convencendo a pessoa; do mesmo modo que o elefantinho nas nuvens do céu...este processo é chamado de PROJEÇÃO pela Psicologia, e ao INDUZIR outras pessoas a ver-ouvir o mesmo delírio o que ocorre é SUGESTÃO...se tocar então num aspecto sombra, num medo reprimido, recalcado, inconsciente, um personagem como o DIABO, pode ter até histeria de massas; uma atividade irresponsável e perigosa que pode ocasionar linchamentos ou vandalismo, quebra-quebra! Sem falar em até mesmo um surto psicótico numa pessoa predisposta!!

Ouvir estas ditas músicas invertidas é um enorme risco à saúde mental e uma irresponsabilidade destes pastores sedentos de dízimos e sequiosos por riquezas e bens materiais a custa de criar traumas e fobias talvez irreversíveis nas suas vítimas incautas.

Com isto, como toda e qualquer música sempre pode ter tudo o que o indutor-pastor desejar, desde culto ao diabo até ordens de suicídio, uso de drogas, homossexualismo, assassinato, adultério, aborto, etc...todo criminoso/pecador poderia dizer que ouviu ou viu uma “mensagem ao contrário” e que foi induzido ao crime por SATAN ; ou seja, foi forçado, não estava em pleno uso de suas faculdades mentais, não podendo ser responsabilizado pelo crime, devendo ser solto imediatamente sem culpa nenhuma!

Ou seja, segundo a lógica destas seitas neo-pentecostais você pode assassinar todo mundo que desejar, alegar que foi “SUBLIMINADO”, como eles dizem, que seu livre-arbítrio foi anulado e minado pela frase invertida (que eles erroneamente ou maldosamente chamam de “subliminar” mesmo sabendo que nada tem a ver com a tecnologia subliminar de vender produtos ou serviços que a propaganda usa), e o criminoso poderia então exigir ser exorcizado e posto em liberdade, para depois matar outra pessoa, estuprar, roubar...e sempre dizer que ouviu uma música no rádio ou saindo de uma janela quando passava na rua, livre de conseqüências e de responsabilidades...acho que isto incluiria até mesmo, segundo esta mesma lógica, trucidar até seu próprio pastor...sempre “SUBLIMINADO” por SATAN.

Os tais maus pastores ingleses chegaram até a batizar estas frases de uma tal de 'Backward Masking'.

Além de tudo isto, resta explicar tecnicamente que a agulha de diamante da vitrolinha não toca NUNCA naquela parte de baixo dos sulcos do disco de vinil, não reproduz o som, apenas o faz quando virando o disco ao contrário..só então surgem as tais frases ao contrário como naquelas brincadeiras antigas das tais missas negras inglesas!!

Ou seja, as frases NUNCA foram tocadas nem ouvidas...caso você grave do modo normal noutra fita a música que tem mesmo frase ao contrário, e a toque ao contrário, tal frase nem apareceria...a menos que por mecanismo de projeção induzida, que a Psicologia explica.

Ora, se propositalmente, intencionalmente, consciente e deliberadamente rodamos o disco ao contrário, a mensagem não é subliminar, não tem NADA de subliminar na medida em que a mensagem é emitida de forma clara, sem subterfúgios? Ou não sabem o que é subliminar ou desejam induzir em erro aos incautos!

Um menino de família crente, adolescente na fase de revoltado, poderia então agora comprar tranquilamente cds de bandas metaleiras com a desculpa de estudar subliminar e pode até mostrar os trechos para os pais, ainda vai inflar o ego ficando com fama de estudioso e defensor da fé, é aí o golpe de marketing, os pais deixam e até incentivam a compra destes discos de vinil (hoje cds)... um golpe excelente, muito bem planejado, conhecendo o comprador inglês pateta e panaca, golpe de marketing desrespeitoso e sem escrúpulos nem ética!

Mas na verdade tudo isto da tal de 'Backward Masking' é apenas e tão somente só um criptocódigo, uma mensagem escondida, como um acróstico, aqueles poemas onde a primeira letra de cada estrofe-linha forma o nome da namorada, mas vc precisa avisá-la, é um código consciente...como os PALÍNDROMOS, frases que podem ser lidas de trás pra frente como "ROMA É AMOR" , mas repare que o som ficaria diferente, os fonemas seriam outros se estivesse invertida fonéticamente..tudo não passa de um absurdo sem sentido nenhum; e alguns oportunistas podem usar isto para ganhar dinheiro dos incautos que desconhecem isto tudo, aproveitando-se da ignorância alheia.

Aproveitadores que buscariam auto-promoção e notoriedade comparecendo a programas televisivos de cunho sensacionalista com suas vitrolinhas e velhos disquinhos de vinil, nunca resistiriam a um exame sério e com o rigor da metodologia científica; com notação fonética das frases por um fonoaudiólogo habilitado, um perito judicial não-engajado ou praticante que professe a seita pseudo-neo-pentecostal; bem como engenheiros de som e psicólogos especializados em mecanismos de projeção, em sugestão de massas, e em tecnologia subliminar.

O lamentável é que nesta busca desenfreada por donativos e dízimos, certas seitas de fanáticos pseudo-religiosos estejam maculando uma importante linha de pesquisa da Propaganda Subliminar, super-exposição que banaliza e ridiculariza as pesquisas sérias desta tecnologia que ameaça as instituições democráticas e o modo de vida esclarecido e civilizado, pois pregam a intolerância e propositalmente afrontam o direito a liberdade de professar crença religiosa garantido pela Constituição brasileira e pela Declaração dos Direitos Humanos, pois afirmam que todas as religiões afro-brasileiras seriam culto ao demônio, e que a Bíblia recomenda “não deixarás viver a feiticeira”, incentivando a violência, indo contra a paz pública ao insinuar aos crentes que queimem bruxas vivas ou depredem templos afro-brasileiros, ignorando as palavras de Jesus de “Amai-vos uns aos outros” e “Não faça aos outros o que não queres que te façam”, pregando um Deus de ódio, rancor e violência, e não um Deus de Amor como pregou a verdadeira palavra de Jesus .

Com isto, o grande público associa a palavra “subliminar” ao ridículo e à superstição, ao fanatismo religioso mais infantil, ficando desprevenido e fragilizado frente aos verdadeiros abusos que alguns setores da mídia fazem destas tecnologias subliminares.

Existem, sim, tecnologias subliminares no som, em freqüências baixas, quase inaudíveis, mixadas a outros sons em faixas sobrepostas, como explico no meu livro em Sexta Edição que foi uma Dissertação de Mestrado defendida frente a uma banca de doutores (incluindo um Médico Psiquiatra) na USP, que teve NOTA DEZ COM DISTINÇÃO, PROPAGANDA SUBLIMINAR MULTIMÍDIA , Summus editorial, páginas 44 a 58- Capítulo “O SOM NO SILÊNCIO”.

Mas estas tais frases ao contrário não constam da minha pesquisa científica reconhecida e aceita pela USP, pois nunca foram subliminares, e sim apenas um golpe de marketing PEGA-TROUXA que caiu nas garras de oportunistas destas seitas abusivas que envergonham os verdadeiros neo-pentecostais tementes a Deus; estes oportunistas parecem ser um tipo de gente que acabaria trazendo má fama e péssima reputação a todos os evangélicos, que acabam sendo taxados de fanáticos religiosos e ignorantes graças a estes pseudo-pastores em sua frenética busca de auto-promoção e notoriedade, querendo aparecer na mídia a qualquer custo, sem noção de ridículo e do des-serviço que prestam tanto à religião séria quanto à ciência verdadeira.

Agora, mesmo depois desta explicação toda, caso você ainda deseje continuar acreditando cegamente nestas lendas, boatos e rumores de que tudo o que tem sucesso ou dá certo é resultado de pactos com o Demônio, sugiro pesquisar sobre o Reverendo Jim Jones e sua Igreja na Guiana e avaliar se é isto o que deseja mesmo para você e seus filhos, para as pessoas que você ama.

Achar que só o demônio consegue sucesso é um sinal de muito pouca fé em Nosso Senhor !

Parece mais um CULTO AO DEMÔNIO dissimulado em pseudo-pesquisa de subliminares.

Pense bem, quantas horas por dia estes malvados pseudo-pastores e irmãos obreiros dedicam a pensar no Diabo e procurar devotadamente por Satan, e quanto tempo sobraria para orar de verdade, para dedicar a pensar em DEUS ?

É claro que não sobra tempo nenhum, eles NUNCA pensam em JESUS, só conseguem dedicar-se a pensar e chamar, a procurar somente pelo DIABO.

Cuidado com estas pessoas do mal, maus pastores, são LOBOS DISFARÇADOS EM PELE DE CARNEIRINHOS.

Não os deixe aproximar-se de suas filhas e filhos, nunca se sabe o que podem estar pensando em fazer...existem pessoas capazes de fazer coisas tão terríveis com as criançinhas que nem consigo comentar ! Você nem imagina...

OREMOS!

Maiores detalhes das tecnologias de som subliminares VERDADEIRAS no livro:

CALAZANS, Flávio Mário de Alcântara. Propaganda Subliminar Multimídia. 6.edição, São Paulo, Summus Editorial, 1991. (Coleção Novas Buscas em Comunicação, vol.42), página 44, capítulo O SOM DO SILÊNCIO.

EXEMPLOS DE MÚSICAS BRINCANDO COM O RIDÍCULO DAS FRASES INVERTIDAS:

Estes exemplos podem ser conferidos até com sonoplastias nas centenas de sites anônimos espalhados na internet cujo único e invariável título é MENSAGEM SUBLIMINAR, basta colocar estas duas palavras em qualquer mecanismo de busca tipo Google ou Alltheweb e conferir.

1) Capital Inicial - Na música "Mickey Mouse em Moscou", surgeria uma conversa estranha com ruídos entre Dinho e outro participante do grupo. Ao se fazer a inversão destas frases dizem que surge:

- Hei Tobi, eu acho que eles estão nos espiando...

-Você acha mesmo?

-Yeah, vamos para um lugar mais reservado

-Que tal na Ilha de Malta?

- Why, animal?

- Hei você aí, escutando, dá um tempo! Cai fora babaca

-Hahahahaha...


2) Engenheiros do Hawaii -. Na música "Ilusão de Ótica", quando executada normalmente no trecho ouve-se " Ih, não roda assim, não gosto que rode assim....", que provoca e dá claramente a dica direta ao ouvinte, e quando forçada a tocar ao contrário, alegam que surge: "Por que você está ouvindo isto ao contrário, o que você está procurando, hein?” claramente ridicularizando os fanáticos por inverter todas as músicas que ouvem, aliás, ótimos consumidores que compram tudo o que sai para ouvir ao contrário!


3) Pink Floyd - Na música "Empty Spaces", quando executada ao contrário, afirmam surgir a voz de Roger Waters falando : "Congratulations, You have just discovered the secret message. Please send your answer to 'Old Pink', Care of the funny farm, Chalfont..." ( " Parabéns, Você descobriu a mensagem secreta. Por favor envie sua resposta para o Velho ' Pink' , aos cuidados da engraçada fazenda , Chalfont..."), o que geraria um excelente cadastro ou mala direta de quantos fans podem ser localizados para pré-venda de convites de shows, pré-testes de novos discos, etc..Maxi-Marketing, ONE-TO-ONE, mala Direta com Database, banco de dados, confirmando ser tudo golpe de Marketing mais uma vez.


Há inumeráveis exemplos na internet desta palhaçada que seria cômica se não fosse trágica.

Enfatizo um teste: sugiro ao leitor divertir-se ouvindo os chiados e ruídos sem nexo sem ter lido a frase que direciona a percepção antes, para confirmar os mecanismos de projeção e sugestão e falsear a hipótese alucinada dos fanáticos pseudo-religiosos.

Como você viu, uma pessoa inteligente e bem intencionada percebe que nada há de subliminar em discos de vinil (que nem existem mais, já existe o CD e o DVD), tudo foi um golpe de marketing de grupos ingleses do período inicial quando surgiram grupos como Iron Maiden e Black sabbath (que mostram diabos desde a capa, título do disco e dentro das letras às claras, explícito e assumido, nada de subliminar escondido ou oculto), divulgando que havia orações ao diabo invertidas nos discos, insinuado em entrevistas a fanzines nos anos 70, os adolescentes na fase de revolta rodavam o disco errado, raspando os sulcos do vinil, estragando o disco aos poucos cada vez que faziam isto, o que os obrigava a comprar outro...logo, era um PEGA-TROUXA, um golpe de marketing das gravadoras...foi quando alguns oportunistas e aproveitadores de seitas pseudo-neo-pentecostais desejando extorquir dízimos dos seus crentes passaram a divulgar isto gerando uma histeria entre fanáticos religiosos...por um mecanismo da mente humana , projetamos sentido em nuvens no céus (quem nunca brincou disto?) ou manchas na parede, e fazemos o mesmo com som, se ouvir um chiado diversas vezes, vai forçando a fazer sentido, os psicólogos chamam de PROJEÇÃO...e os casos reais de frases invertidas feitos por gravadoras não eram subliminares, e sim golpes para vender mais...MARKETING.

Cuidado com estes fanáticos religiosos pseudo-neo-pentecostais , alguns mais exaltados deliram alucinadamente e afirmam até mesmo que um dos Beattles seria um "clone criado por Extra-Terrestres a mando do Diabo"... e ainda pede dízimos e doações para “salvar o mundo” dos "Subliminares de Satan" locupletando-se...se tudo isto não for piada de internet, quem acredita deve ter problemas mentais sérios e precisa procurar ajuda imediatamente com psiquiatras e psicólogos...este tipo de delírio ou sensacionalismo desacredita pesquisas sérias de pessoas bem intencionadas, antes de entrar nestas fofocas sem base, deve-se pesquisar sobre o currículo acadêmico de quem faz estas afirmações e exigir provas científicas, evidências verdadeiras e referendadas por outros pesquisadores com reputação na Universidade.

Há um artigo em um site na Internet , site univesitário das Faculdades SEAMA, “ÉTICA E RIGOR CIENTÍFICO: UM CASO SUBLIMINAR” de autoria do professor com Mestrado Chris Benjamin Natal:

http://www.seama.com.br/C61PUBR1.htm

(Não necessariamente concordamos ou discordamos do autor, o link é sugerido a título de curiosidade científica para pesquisadores universitários esclarecidos, conscientes e maduros, adultos.)

Este é o segredo e o mistério desvendado do Subliminar Musical, e Ponto Final!








    IMPORTANTE




Ilustração feita por Renê Dalton
Ilustração feita por Renê Dalton
Ilustração feita por Renê Dalton
Ilustração feita por Renê Dalton