OS 50 EDUCADORES DE MAIOR IMPACTO DO SÉCULO XXI




FLAVIO CALAZANS, EDUCADOR by Marco Angeli

Calazans é nosso brother faz tempo, no Facebook, e nos divertimos com suas elocubrações, seus exorcismos e suas plantas carnívoras.
Faz parte de um grupo seleto de pessoas que falam relativamente...heheh... sério por lá, como Augusto Minighitti, Jana Lopes, Mauro Soares, Neusa Margy, Regina Pavanelli e muitos outros que com certeza estou esquecendo...
No dia 14 de outubro foi lançado em São Paulo o livro Encontros com Educadores – 50 Entrevistas, pela Editora Grupo Direcional, que reune depoimentos publicados pela revista Direcional Educador.
No livro, de 360 páginas, Flavio Calazans é um dos 50 educadores considerados mais relevantes do Brasil no começo deste Seculo XXI.
O que traz orgulho à qualquer um, óbviamente, e com certeza à nós, seus amigos.
O texto que Calazans nos enviou, no dia seguinte á homenagem e lançamento do livro:

'Acordei com uma sensação de felicidade que me acompanhou o dia todo, talvez parte por ter caido a ficha da importancia de publicarem uma entrevista comigo de 4 anos antes e considerarem que sou um dos 50 educadores mais relevantes do Brasil no começo deste Seculo XXI pela metodologia de ensinar usando Gibis que os proprios alunos trazem pra classe (óbvio Paulo Freire, mas funcionou 100% sem rejeição nos 3 anos que monitorei grupos de professoras da rede estradual) e que está no livro História em Quadrinhos na Escola da ed Paulus terceira (ou quarta ) edição. Nem eu sei dimensionar quantos estudantes foram beneficiados por esta metodologia simples e barata que desenvolvi...

O livro custa sete reais mas tem desconto pra professoras no site da Paulus. "Historia em Quadrinhos na Escola" foi o primeiro livro do Brasil sobre o uso de HQ ou gibi em escola, desenvolvi um metodo invertido, conto cada etapa lá. O fracasso do primeiro bimestre me fez inverter tudo, repeti por 3 anos o curso com professores diferentes e deu zero de rejeição e melhora de aproveitamento das classe de mais de 90 % ! Eu mesmo não acreditei no resultado!

Só fiz aplicar Paulo Freire, e desenvolvi um cronograma com fases e etapas, parece que funciona, mas é para ensino basico, pra crianças! Fui considerado um dos 50 educadores mais inovadores do Brasil com este trabalho de Pedagogia da Libertação que segue parametros do pedagogo Paulo Freire.

Esta minha entrevista no livro "Conversas sobre educação" é sobre como empreguei Paulo Freire (pedagogia da libertação) por 3 anos treinando professoras da rede estadual a usar gibis trazidos pelos próprios alunos em classe desmistificando os super herois (Batman e Homem de Ferro, Industriais capitalistas cometendo crimes de espancamento e invasão de domicilo etc) onde a professora fazia o pai do aluno ser interrogado pelo Batman, ou o tio Patinhas e explorava o trabalho do pai e da mãe dele, recortando os personagens, colando bombril neles e os grudando em um flanelógrafo (uma tabua forrada de flanela) em regiões carentes como a Favela México 70 , que fica em São Vicente, litoral de SP, e em cidades carentes como Registro, ao sul do estado de SP. (...) Dá uma sensação de ter feito a diferença, deixado uma contribuição social...

"Não basta ter sido bom quando deixar o mundo. É preciso deixar um mundo melhor." Bertolt Brecht

Recebi mensagem de um militante de um partido politico raivoso e ignorante me atacando por um livro que nem sou eu que está lançando, o militante aguerrido me xingou no Facebook dizendo que quem publica livro é das elites exploradoras que com a grana do livro crianças podiam ter material escolar ou merenda por meses, e outras merdas, dai eu respondi do que se tratava, ele xinga sem ter lido, nem eu li o livro, mas no convite tem uns nomes na capa assustadores!

Como eu posso estar de igual pra igual com aqueles caras? Conversando por e mail algumas professoras me fizeram ver que a metodologia que desenvolvi e está no livro é adotada por professores no Brasil todo, por isso o livro "Historias em Quadrinhos na Escola" da ed Paulus tá em quarta edição! Eu mesmo nem tinha noção da importancia e do impacto do meu trabalho ! Não é falsa hulmildalde não, eu não tinha a proporção MESMO !

"Minha filha trouxe um amigo que faz doutorado na área de educomunicação, neologismo que aprendi ontem mas que fala de coisas que a gente tem experimentado, né? Bem, você, em suma, é um dos papas da educomunicação. Não é isso? Eu sempre receito você para quem está ligado no assunto." Meu muito obrigado pelas palavras lindas, Crau. Sem me dar conta, antes do nome educomunicação eu praticava isto lá nos anos 80, não sei se sou reconhecido por isto, mas a pesquisa do livrinho de hQ na escola enquadra-se nisto...'

Flavio M. A. Calazans, outubro de 2010

...........................................................................
Quem é Flavio Calazans:

Com a idade de 18 anos recebeu o Diploma de "TRADUTOR-INTÉRPRETE" juramentado habilitado em nível poliglota para os idiomas: inglês, espanhol e francês.

Com 23 anos era "Bacharel em DIREITO" pela UNISANTOS.

Aos 25 anos de idade também era "Bacharel em COMUNICAÇÃO Social", pela mesma UNISANTOS.

Com 28 anos já tinha obtido o título de "MESTRE" em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP.

Com 31 anos já recebera o título de "DOUTOR" pela Escola de Comunicação e Artes da USP.

Entre os 33 aos 38 anos Fundou e Coordenou o Grupo de Trabalho Humor e quadrinhos, com reuniões anuais no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação –Intercom, primeiro grupo nacional de pesquisa de Histórias em Quadrinhos reconhecido dentro de um Congresso Científico.

Aos 39 anos a Academia confere, por Concurso Público, entre sorteios de pontos de Provas Didáticas, Provas de Erudição, Julgamento de Memorial e de toda a carreira internacional, Defesa de Tese, etc, é reconhecido pela USP, UNICAMP e UNESP como tendo o direito ao título de MATURIDADE ACADÊMICA : " LIVRE-DOCENTE ".

Aos 40 anos recebe a Primeira Homenagem Internacional por suas pesquisas: INTERTECH´2002- INTERNATIONAL CONFERENCE OF ENGINEERING AND TECHNOLOGY EDUCATION takes honor in AWARDING Professor Dr. Flávio Mário de Alcântara Calazans IN RECOGNITION OF HIS MERITORIUS WORK IN EDUCATION. Santos, March 17th to 20th , 2002. (Placa de Prata).

Aos 41 anos recebe a Segunda Homenagem Internacional por suas pesquisas INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING AND COMPUTER EDUCATION takes honor in AWARDING Professor Dr. Flávio Mário de Alcântara Calazans IN RECOGNITION OF HIS DISTINGUISH SERVICE TO EDUCATION IN THE WORLD. Santos, March 16Th to 19th 2003. (Placa de Prata).

Associações Artísticas, Científicas, Literárias e Culturais às quais Calazans obteve filiação como membro:

"UBE" (União Brasileira de Escritores Sócio nº 2483)
"SBAT" (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais)
"AQC" ( Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de SP)
"Greenpeace" (Sócio nº 028589), "Asociación Latinoamericana de Historietistas"
Academia Goianiense de Letras (cadeira 316)
Academia de Estudos Literários e Linguísticos de Anápolis-GO (cadeira de membro titular n. 0281), International Writers and Artists Association (aprovated member since 1997)
SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
'Geolíngua-Centro iberófono real, virtual e interativo de Lisboa"
'Associacíon de Educadores de Latino América y Caribe'
Sócio Atleta do 'Clube de Pesca de Santos' ( Ilha das Palmas)
membro REMIDO do "Clube XV de Santos" (primeiro clube social no modelo inglês do Brasil)
membro da 'Associação Latinoamericana de Historietistas"
da "National Geographic Society" , da "Planetary Society", de astrofísica (cujo presidente foi o conhecido cientista Carl Sagan), além de entidades de pesquisa universitária como o Intercom, LUSOCOM, ALAIC, COMPÓS, Associação Brasileira de Semiótica e inúmeras outras além dos "Grupos de Pesquisa Institucionais" (ver curriculum Lattes).

...............................................................................
Bene, como fã e colecionador de HQ's durante toda a vida, e por acreditar que é a linguagem mais universal que existe, claro que acho genial a iniciativa de se usar sua linguagem educacionalmente.

Parabéns ao brother Calazans, que vem trabalhando na implantação dessa idéias há anos, com sucesso. Reconhecimento merecido, sem dúvida. E vamos nessa, que há muito o que fazer.
Marco Angeli, outubro de 2010




Ilustração feita por Renê Dalton
Ilustração feita por Renê Dalton
Ilustração feita por Renê Dalton
Ilustração feita por Renê Dalton